22 janeiro 2015

#18 Coisas para Fazer Antes dos 18 - Visitar Uma Caverna


Heey!!
Cá estou eu depois de muito tempo sem um computado com internet pra atualizar o Blog!
Quem já tentou sabe que fazer post pelo celular é muito complicado. Com 3G e em um estado de péssimo sinal então..
Mas como nada é em vão, essa viajem rendeu mais um post da série #18things.
Dessa vez eu fui parar numa cidade camada São Domingos, esse lugar fica no Goiás e a caverna é chamada Gruta Terra Ronca (por causa do rugido dos rios que atravessam as cavernas) e nunca vi água tão limpa na minha vida.

Além de brotar água do teto da caverna, há um rio correndo no meio dela que é lindo de morrer e ainda por cima é o lugar mais fresquinho de todo o Centro Oeste.
O lugar é gigantesco, atravessa cidades e é divido em 2 por causa de um desabamento que ocorreu há muitíssimos anos. A caverna principal (onde eu estive) tem uns 96 metros de atura que permitem que o sol ilumine grande parte da entrada e é também lar de peixinhos cegos nas parte nunca iluminadas.

O parque da Terra Ronca foi criado em 1989 para preservar o complexo de cavernas, berço de incríveis formações calcárias, como as gigantescas colunas de estalactites, estalagmites (formadas por gotinhas impregnadas por calcário que pingam por milhares e milhares de anos).

Quem quiser visitar o local vai enfrentar uma estrada bem esburacada e poucas opções de estadia, mas garanto que vale a pena.
Recomendo para todos os amantes da natureza e para quem gosta de esportes radicais como o rapel e a escalada.

0 comentários:

Postar um comentário